Deixou o trabalho na Tesla e agora vive num Model X

Viver numa caravana é um estilo de vida que não agrada a todos. Tem muitos benefícios mas ainda mais desafios e, por isso, é preciso criatividade e alguma coragem para se adoptar esta filosofia. Os desafios aumentam ainda mais se o veículo escolhido para esta "jornada" for um eléctrico, já que obriga a planear as rotas de acordo com os postos de carregamento disponíveis.

Nada disto assustou Nico Nevolo, que em Março deste ano tomou uma decisão que transformou a sua vida por completo. Nevolo, que na altura trabalhava como analista na Tesla, resolveu despedir-se para ir viver dentro do seu Tesla Model X.

Um dos factores que mais pesou nesta decisão foi o preço cada vez mais alto das casas em São Francisco, mas não foi o único. "É experimentar a vida num nível diferente, e num nível que acho que me está a trazer mais felicidade à medida que envelheço e vejo como quero viver a minha vida", afirmou Nevolo em declarações à publicação "Inhabitat".

Nevolo era feliz a fazer o seu antigo trabalho mas viu neste desafio a oportunidade perfeita para se assumir como um pioneiro no campismo com um automóvel eléctrico. "Eu adorava o meu trabalho atrás do computador na Tesla, realmente adorava, mas faltava outra coisa", disse. "Nunca tinha visto ninguém a viver num veículo eléctrico, quanto mais num Tesla, por isso quis contar essa história".

Nevolo usa a bagageira do "capot" dianteiro para armazenar comida dentro de um saco térmico e de uma pequena mala frigorífica. Na traseira, onde dorme, tomba as duas linhas de bancos e "instala" um colchão. Contudo, faz questão de todos os dias "manter a casa arrumada" e voltar a abrir os bancos.

Na hora de apontar os maiores desafios, Nevolo não tem dúvidas em dizer que "planear refeições é a maior dificuldade" que encontrou. Porém, adianta que tomar banho não é dificuldade porque nos Estados Unidos já há muitos sítios preparados para tal.

Os carregamentos são outra dor de cabeça e exigem planeamento. Nevolo passa grande parte do seu ano na Califórnia, onde a rede de "superchargers" (gratuitos) da Tesla cresce de dia para dia. Mas no interior do país ainda há várias zonas remotas onde a rede de carregamentos é inexistente.

Nevolo percebeu isto da pior forma possível, já que atravessou os Estados Unidos para ir levar um Tesla Model 3 ao avô, que vive em Nova Jérsia. Pelo meio passou cerca de um mês a viver dentro do Model 3, o que lhe permitiu fazer uma comparação com o seu Model X. 

"A tecnologia do Tesla Model 3 é impressionante", referiu, destacando o facto do Model 3 carregar bastante mais rápido do que o Model X. Contudo, e na hora de escolher um "vencedor", Nevolo escolhe o Model X. "No Model 3 tens de te dobrar, como num carro normal. No Model X, quase tenho a falsa ideia de que me posso levantar. Parece que estou no meu quarto", atirou.

Em destaque